+55 11 99882-2237

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM SECRETARIO(A) DE GOVERNANÇA? SABE COMO ELE(A) DESENVOLVE AS ATIVIDADES DO DIA A DIA E AJUDA NA ESTRUTURA DA GOVERNANÇA?

VOCÊ SABE O QUE FAZ UM SECRETARIO(A) DE GOVERNANÇA? SABE COMO ELE(A) DESENVOLVE AS ATIVIDADES DO DIA A DIA E AJUDA NA ESTRUTURA DA GOVERNANÇA?

NÃO?

Muitas perguntas são levantadas sobre este profissional e pouquíssimos sabem ao certo o que ele(a) faz e a sua importância.

Nos últimos 20 anos dedicados a Governança Corporativa, sendo 12 deles direcionados para a Secretaria de Governança, eu diria que não existe uma fórmula pronta para identificar esse profissional e nem como ele é contratado, até mesmo porque, isso depende muito do que a empresa precisa naquele momento e, para onde ela deseja chegar.

Esse profissional que estamos falando hoje é membro do Conselho de Administração, sem ser Conselheiro (ou pode vir a ser), dá suporte ao Conselho de forma para que este não fique sem as devidas informações e possa seguir o fluxo que estão destinados.

Como sabemos, o Conselho de Administração é estratégico, portanto, o perfil desse profissional também deverá ser estratégico. E, é fato que, para se destacar cada vez mais, ele(a) deverá adquirir todo e qualquer conhecimento tornando-se assim peça fundamental no processo das Boas práticas de uma Cia.

Visualizando esse profissional ao lado do conselho, participando de toda e qualquer reunião que seja de suma importância a sua presença, fazendo fluir os processos entre o Conselho e a gestão, podemos dizer que, sem esse profissional, as coisas podem até funcionar, mas não conseguem ter a excelência dos detalhes que o Conselho necessita para desempenhar o seu papel deliberativo com segurança.

Pergunte ao Secretário de Governança da sua empresa e se prepare para a resposta, ele realmente executa mais atividades do que você acredita que ele tenha.

Ele é sem dúvida, o Guardião das boas práticas de governança, sinalizando quando algo não está na direção certa e, trazendo soluções imediatas, ajudando o Conselho e a Gestão a melhorar processos e desenvolver os projetos que ainda não tiveram êxito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo deste site é protegido. Para obter autorização do conteúdo, envie um e-mail para [email protected]
× Chat via WhatsApp