+55 11 99882-2237

Vamos esclarecer algumas coisas sobre Secretariado Executivo e o Profissional Governança Corporativa que estrutura a Secretaria de Governança.

Consultoria especializada em Governança Corporativa

Vamos esclarecer algumas coisas sobre Secretariado Executivo e o Profissional Governança Corporativa que estrutura a Secretaria de Governança.

As confusões continuam …

A confusão vem de muito tempo pois nos EUAs o Secretário(a) de Governança existe há mais de 65 anos como CORPORATE SECRETARY.

Traduziram o nome para Secretaria de Governança e esse profissional vem sendo confundido como sendo Secretários Executivos.

Estão interligados? Não!

CULPA DOS AMERICANOS? NÃO! Lá a área tem exatamente a importância que deveria ter, são executivos de Governança Corporativa com total autonomia para participar de qualquer coisa que exija um nível a mais de entendimento (e muitos assuntos ao mesmo tempo) sobre os assuntos da CIA.

O profissional de Governança que muitas das vezes leva o nome SECRETÁRIO DE GOVERNANÇA (prefiro outras nomenclaturas pra não ter essas confusões) não faz o que um secretário executivo desempenha, ele desenvolve o tema Governança Corporativa, participa de projetos (opinando e direcionando para que possam ser direcionados e operacionalizados) e outras tantas atividades de nível estratégico dentro do conselho de Administração.

Quem pode trabalhar nessa área?Qualquer pessoa que possua excelentes conhecimentos em Governança Corporativa e outros tantos assuntos que são tratados dentro de uma Cia.

Ah, e como não poderia deixar de ser, vamos novamente falar que “Não existe Secretariado em Governança!!!

ESSE TERMO É TOTALMENTE ERRADO!
ISSO DIZ QUE, QUEM DEVERIA EXERCER A PROFISSÃO SERIA UM SECRETÁRIO EXECUTIVO E NÃO É A MANEIRA CORRETA!!!

Isso só ocorre quando um secretário Executivo continua com o nome, busca conhecimento, se especializa, trabalha na área, adquire experiência em algumas empresas e, se torna profissional de Governança, ainda que, muitos o identifique como Secretário executivo. 

A contribuição e atuação desse profissional passa por todas as áreas, do Conselho até o chão de fábrica, como popularmente falamos. Ele é membro do Conselho de Administração, sem ser conselheiro (podendo ser também) e tem um cargo estratégico e de grande importância dentro da Cia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo deste site é protegido. Para obter autorização do conteúdo, envie um e-mail para [email protected]
× Chat via WhatsApp